Recentemente um grupo de crianças passou por um
teste muito interessante.Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade
mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todos conseguiram
terminar a tarefa depois de certo tempo.Em seguida foram divididas em dois
grupos.
O grupo A foi elogiado quanto a inteligencia."Uau,como você é
inteligente!",'Que esperteza que você é!", "Menino,que orgulho
de ver o quanto você é genial!"...e outros elogios a capacidade de cada
criança.
O grupo B foi elogiado quanto ao esforço."Menina gostei de ver o
quanto você se dedicou na tarefa","Menino,que legal ter visto seu
esforço!","Quanta persistência você
mostrou!","Tentou,tentou,até conseguir,muito bem!",...e outros
elogios relacionados ao trabalho realizado e não a criança em si.
Depois dessa fase,uma nova tarefa de dificuldade equivalente a primeira
foi proposta aos dois grupos de crianças.Elas não eram obrigadas a cumprir a
tarefa.Podiam escolher se queriam ou não,sem qualquer tipo de consequência.
As respostas das crianças surpreenderam.A maioria das crianças do grupo A
simplesmente recusou a segunda tarefa.As crianças não queriam nem tentar.Por
outro lado quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar.Não recusaram a
nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos
filhos e nossos alunos.O ser humano foge de experiências que possam ser
desagradáveis.As crianças "inteligentes" não querem o sentimento de
frustração de não conseguir realizar uma tarefa,pois isso pode modificar a
imagem que os adultos tem delas."Se eu não conseguir eles não vão mais
dizer que eu sou inteligente".As "esforçadas" não ficam com medo
de tentar,pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado.Nós sabemos
de muitos casos de jovens considerados inteligentes,não passarem no
vestibular,enquanto aqueles jovens "médios",obterem a vitória.
Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se
preparar adequadamente.Os outros sabiam que se não tivessem um excelente
preparo não seriam aprovados e,justamente por isso,estudaram mais,resolveram
mais exercícios,leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
No entanto,isso não é tudo.Além dos conteúdos escolares,nossos filhos
precisam aprender valores,princípios e ética.Precisam respeitar as
diferenças,lutar contra o preconceito,adquirir hábitos saudáveis e construir
amizades sólidas.Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis focados
no ego de cada um.É preciso que sejam incentivados constantemente a agir
assim.Isso se faz com elogios,feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como:"Que bom que você o
ajudou,você tem um bom coração","parabéns meu filho por você ter dito
a verdade,apesar de estar com medo...você é ético","filha,fiquei
orgulhoso de você ter dado atenção aquela menina nova ao invés de tê-la
excluído como algumas algumas colegas fizeram...você é solidária",isso
mesmo filho,deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal,você é
um bom amigo".Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e
reforçamo comportamento da criança que tenderá a repeti-los.Isto não é "tática"paterna,é
incentivo real.
Por outro lado,elogiar superficialidades é uma tendência
atual."Que linda você é,amor", "acho você muito esperto, meu
filho","como você é charmoso","que cabelo
lindo","seus olhos são tão bonitos!".Elogios como esses não são
baseados em fatos,nem em comportamentos,nem em atitudes.São apenas impressões e
interpretações dos adultos.
Em breve crianças como essas estarão fazendo chantagens
emocionais,birras,manhas e "charminhos".Quando adultos não terão
desenvolvido resistência a frustração e a fragilidade emocional estará
presente.
Homens e mulheres de
personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas das
montanhas.Os ventos não os derrubam,pois cresceram na presença deles.São frondosos,copas
grandes e o verde de suas folhas mostra vigor,pois se alimentaram da terra
fértil.
Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa
postura firme e carinhosa.
(Marcos Meier,psicólogo, mestre em educação,escritor
e palestrante)
Parabéns Professora Raquel, excelente blog, criativo, crítico... momento que nos faz pensar muito nos nossos atos cotidianos.
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